Campus II/UFG -  Goiânia - RICHTER, 2015

Cidade de Goiás

Caminhar entre os casarões coloniais do Centro Histórico de Goiás, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, é como voltar ao tempo em que a cidade ainda era conhecida como Vila Boa de Goiás.

Para conhecer as igrejinhas do século 18, experimentar os famosos doces goianos e fazer uma visita à Casa de Cora Coralina, esqueça o carro e caminhe sem pressa pelas pitorescas ruas de pedra.

Como chegar

Saia de Goiânia pela GO-070 e siga por cerca

de 112 km, pouco depois de Itaberaí,

virando à direita na GO-164 até Goiás.

Dona de um bom número de cachoeiras, Pirenópolis (GO) fica cheia nos fins de semana, graças à proximidade com Brasília e Goiânia.

A rua do Lazer concentra bares e restaurantes. O grande evento é a festa do Divino Espírito Santo, 40 dias após o domingo de Páscoa. Na ocasião, é realizada a mais conhecida Cavalhada do Brasil – encenação de origem portuguesa que representa a batalha entre cristãos e mouros.

Saia de Goiânia pela BR-060 ou 153 e

siga por cerca de 50km até Anápolis,

siga pela BR-414 por 40 Km até Planalmira

depois vire a esquerda GO-338 até Pirenópolis.

Pirenópolis

Caldas Novas

A combinação das águas quentes com uma ampla infraestrutura de lazer transformou Caldas Novas e sua vizinha, Rio Quente, em um dos principais polos turísticos do Brasil. Hotéis, parques temáticos e resorts de ambas as cidades exploram piscinas e fontes de águas naturalmente aquecidas (37°C), reforçadas por atividades recreativas, que atraem milhões de turistas todos os anos. Não deixe de conhecer o Parque Estadual da Serra de Caldas. As caminhadas pelas trilhas, feitas exclusivamente acompanhadas por guias, conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e do Paredão. Ainda no tour pela reserva, aprecie a flora e a fauna típicas do cerrado, que conferem cores e formas únicas à paisagem.

Saia da capital Goiânia pela BR-153 e siga por cerca

de até o Posto Floresta, vire a esquerda seguindo pela

GO-217 no sentido Piracanjuba, até a GO-139,

sentido Caldas Novas.

De Goiânia saem ônibus pelas

viações Nacional Expresso (0800-940-8090;

nacionalexpresso.com.br; R$ 29,50; todos os dias,

às 8h30, aos sábados também às 11h30, 2h30 de viagem) e Paraúna(telefone (62) 3211 1717; viacaoparauna.com.br; R$ 27,50; todos os dias às 6h, 8h30, 9h30, 12h, 14h, 15h, 16h30, 18h e 20h).

Teresopólis de Goiás

Situado em uma APA (Área de Proteção Ambiental), o município de Terezópolis de Goiás é visitado por turistas de diversos estados do Brasil e até de outros países, que querem se divertir e estar em contato direto com a natureza. Além das paisagens naturais típicas da região, as trilhas para quem gosta de pedalar, é comprovadamente uma das melhores da região.

Como Chegar

Saia da capital Goiânia pela BR-153 e siga por cerca de 29Km, sentido Anapólis.

Inhumas

Nos arredores de Goiânia, os visitantes da Cachoeira das Lajes têm acesso a uma área com restaurante, área de camping e piscina com água corrente. O espaço também permite fazer trilhas ecológicas e pesca esportiva, além de possuir quedas d’água disponíveis para banho. O visitante pode levar sua própria comida.

Day use: R$30 | Criança de até 9 anos não paga

Telefone: (62) 3511-2612 | 8484-6540

Endereço: Rod. GO-070 - Km 43 - Saída p/ Itauçú - Inhumas-GO

Trindade

“Capital da fé” dos goianos, situada a 25 Km da capital, Trindade possui seu ápice na Romaria do Divino Pai Eterno, que é iniciada na última sexta-feira de junho de cada ano e se estende até o domingo da primeira semana de julho. Realizada há quase dois séculos, é considerada o segundo maior evento religioso do Brasil. Em 2014 quase 3 milhões de fieis passaram pelo município nos dez dias de festa e lotaram o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, único santuário do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno. Muitos dos fieis saem de Goiânia a pé, no tradicional percurso de 17 Km da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros. Durante todo o ano turistas visitam o Santuário Basílica em demonstração de fé e religiosidade.