As Contribuições da Geografia Física para o Ensino de Geografia
20 a 22 de novembro de 2016
UFG - Goiânia/Goiás
Cidade de Goiás - TEREZA, 2015
Parques em Goiânia
Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza (Jardim Goiás, Região Sudeste)
Endereço: Entre as Ruas 15, 12, 46, 55, 56 e a Avenida H.
Conhecido como cartão postal de Goiânia, ocupa uma área de 125.572,71 metros quadrados. Possui dois lagos (com fonte luminosa), ponte de madeira, mirante, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica, caminhos internos.
Abriga remanescentes de veredas, com buritis e outras árvores nativas do cerrado. O parque tem livre acesso durante o dia e à noite (a entrada não é cobrada). Pede-se ao visitante para não alimentar os animais (pois eles recebem alimentação especial) nem jogar lixo nas dependências da unidade de conservação.
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Richter, 2016
Fonte: Richter, 2016
Bosque dos Buritis (Setores Central e Oeste, Região Central)
End – Entre as Ruas 1, 29, Avenida Assis Chateaubriant e Alameda dos Buritis
Trata-se de um dos mais antigos e tradicionais parques de Goiânia. Abriga o Museu de Artes, o monumento à Liberdade feito pelo artista plástico Siron Franco, além de uma rica vegetação e de fauna silvestre composta por pássaros e micos que fazem do bosque seu refúgio. Serve de ponto de lazer e contemplação para milhares de visitantes. Possui dois lagos (um deles com fonte luminosa), pista de cooper, caminhos internos, mirante, parque infantil e estação de ginástica. A área interna do parque fica aberta das 8 às 18 horas (a entrada não é cobrada). Pede-se ao visitante para não alimentar os animais (pois eles recebem alimentação especial) nem jogar lixo nas dependências da unidade de conservação. Possui área de 124.800 m2.
Parque Botafogo (Setores Central e Leste Vila Nova, Região Central)
End – Entre as Avenidas Araguaia, Contorno e Ruas CD-200-A, 200-B e 200-C
Localizado na Região Central de Goiânia, é um dos refúgios para a população que busca contato com o verde (está localizado em uma área de mata fechada). Possui pista de cooper e estação de ginástica. O parque tem livre acesso durante o dia e à noite (a entrada não é cobrada). Pede-se ao visitante para não alimentar os animais (pois eles recebem alimentação especial) nem jogar lixo nas dependências da unidade de conservação. Possui área de 172.033 m2.
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Richter, 2016
Fonte: Richter, 2016
Parque Vaca Brava (Setor Bueno, Região Sul)
End – Entre as Avenidas T-10, 1-13, T-5, T-66 e T-15
Possui lago, parque infantil, estação de ginástica e pista de cooper. Trata-se de uma das mais belas vistas de Goiânia, pois a flora do local e o lago compõem um cenário bucólico e tranqüilo. O parque tem livre acesso durante o dia e à noite (a entrada não é cobrada). Pede-se ao visitante para não alimentar os animais (pois eles recebem alimentação especial) nem jogar lixo nas dependências da unidade de conservação. Possui uma área de 79.890,63 m2.
Lago das Rosas (Setores Central e Oeste, Região Central)
End – Entre a Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera
Trata-se do parque mais antigo de Goiânia. No momento, está sendo revitalizado pela Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Construído na década de 40, abrigava inicialmente um grande canteiro de rosas (daí a origem do nome) e possui elementos representativos do estilo Art Déco, que vigorava na época, como um trampolim e muretas. Abriga também o Zoológico de Goiânia. Serve de ponto de lazer e contemplação para milhares de visitantes. Possui lago, pista de cooper, caminhos internos, mirante, parque infantil e estação de ginástica. A área interna do parque fica aberta das 8 às 18 horas (a entrada não é cobrada). Pede-se ao visitante para não alimentar os animais (pois eles recebem alimentação especial) nem jogar lixo nas dependências da unidade de conservação. Possui área de 315.000 m2.
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Pontos de Lazer
Centro Cultural Oscar Niemeyer
Situado na região sudeste de Goiânia, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é um amplo conjunto voltado à arte, com 19.645 m2, sendo 17 deles de área construída. O espaço leva o nome do arquiteto, que nunca havia projetado uma obra na cidade. O desenho é simples: quatro volumes com formas e usos distintos, sobre uma esplanada retangular.
O Monumento aos Direitos Humanos é um prédio curioso: único elemento vermelho da composição (os outros são pintados de branco). Trata-se de uma pirâmide de concreto, com 75 metros de altura, oca por dentro. O memorial em si, um pequeno espaço com auditório de 166 lugares, está abaixo da esplanada e possui 700 metros quadrados. O volume rubro é a entrada, ao mesmo tempo em que cobre o foyer.
Ao lado do Monumento, está o Museu de Arte Contemporânea, um volume circular suspenso de 4 mil metros quadrados, apoiado em pilar central. O acesso é feito por uma rampa, que esconde parcialmente o grande esforço estrutural do edifício. No primeiro piso, fica o espaço de exposição permanente, e o mezanino é dedicado a mostras temporárias. Parte do programa está sob a esplanada, onde ficam a administração, a reserva técnica e duas galerias.
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Memorial do Cerrado
Eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia, O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.
O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade.
Planetário UFG
Com 40 anos de idade, o planetário conta com a máquina Space Master, da Zeiss, que é eletromecânica. Aliado à cúpula de 12 metros de diâmetro, ela projeta 8700 estrelas e 35 constelações, incluindo as do Zodíaco.
Antes das sessões, de uma hora de duração e que são abertas ao público em geral aos domingos, é projetado um filme de quatro minutos sobre a história do Planetário. Há também projeções de audiovisuais sobre astronomia, matemática, história da ciência e assuntos relacionados.
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Museu de Arte em Goiânia
Sediado em local privilegiado, dentro do Bosque dos Buritis - marco turístico da cidade - o Museu de Arte de Goiânia (MAG) foi inaugurado à 20 de outubro de 1970. O MAG constitui-se uma instituição pública de caráter permanente, sem fins lucrativos e a serviço da sociedade. Tem como objetivos reunir e preservar as obras de seu acervo, além de estimular e divulgar a produção artística visando promover o intercâmbio cultural.
O MAG tem por finalidade formar, pesquisar, qualificar, comunicar, preservar e exibir, para fins de estudo, educação e entretenimento, um acervo museológico, bibliográfico e audiovisual, composto por obras de arte, pertencentes ao Patrimônio Cultural Artístico do Município de Goiânia, bem como incentivar a produção artística regional, em intercâmbio e integração com a produção artística nacional e internacional. É uma instituição de caráter permanente e patrimonial, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e aberta ao público.
Jardim Botânico (Setor Pedro Ludovico, Região Sul)
End - Entre a Alameda do Contorno e as Avenidas Botânico, Jardim Botânico e Antônio de Queiroz Barreto
É a maior unidade de conservação de Goiânia (1.000.000 de metros quadrados). Abriga um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Em breve contará com um borboletário. Possui lago e pista de caminhada. O parque tem livre acesso durante o dia e à noite (a entrada não é cobrada). Pede-se ao visitante para não alimentar os animais (pois eles recebem alimentação especial) nem jogar lixo nas dependências da unidade de conservação.
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Museu Zoroastro Artiaga
Com arquitetura em art-déco, estilo que marcou as construçőes de sua época, o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga foi fundado em 1946 com acervo formado por documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas.
Em uma das alas encontram-se expostas coleçăo de arte sacra, arte popular e objetos relacionados a história da Revoluçăo Industrial, intitulada como "Industrializados". Na outra ala, fica, amostra, uma exposiçăo de minerais e rochas característicos de regiőes do Estado, uma de artefatos indígenas, além de dioramas. Uma com aves nativas do cerrado, outra sobre mineraçăo e uma terceira referente a etnologia.
A seçăo de folclore estampa a riqueza da cultura do povo goiano. Registra-se a presença de material representativo das várias regiőes do estado. O departamento de imagem e som com mais de mil discos em 78 rpm completam o acervo do museu num importante resgate da história dos goianos.
Vila Cultural Cora Coralina
Construída no centro de Goiânia a Vila Cultural Cora Coralina foi inaugurada em 31 de outubro de 2013 e funciona como uma extensão do Teatro Goiânia. O projeto, idealizado pelo o ex-deputado federal Barbosa Neto, transformou a quadra do teatro numa grande área de convivência. Na parte superior, está a Praça Cultural. No subsolo funcionam salas de dança, música, leitura, exposições, lanchonetes e administração.
O projeto do espaço prevê ainda a estruturação de uma biblioteca, livraria e café. No nível térreo, a Praça Belkiss Spencière deverá ser transformada num espaço de convivência. Ela foi projetada para ressaltar a imponência da arquitetura do tradicional Teatro Goiânia, símbolo do Batismo Cultural da nova capital, ocorrido em 1942.
Desde sua inauguração, a Vila Cultural recebe uma média de 350 visitantes ao mês. O horário de funcionamento da unidade é de terça a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas, com entrada gratuita.
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Zoológico
Com quinhentos e vinte dois animais o zoológico de Goiânia conta com uma equipe de educação ambiental, composta por funcionários próprios e por professores de Secretaria Municipal de Educação para o atendimento de escolas que desejam utilizá-lo para o ensino de ciências e conscientização ambiental.
Feiras e Lugares de Compras
Shopping Estação Goiânia
Localizado ao lado da Rodoviária, o shopping conta mais de 500 lojas, com vendas no atacado e varejo distribuídas em uma área coberta de 35 mil m². Produtos como roupas, sapatos, acessórios e bolsas, atraem clientes da região e de diversos estados do país.
O shopping popular, conta com praça de alimentação, internet wi-fi, carrinhos de compras, banheiros, fraldário e espaço infantil com supervisores. No mesmo complexo, existe uma loja da Leroy Merlin e o Hotel Go Inn, da rede Atlântica Hotels com 217 apartamentos.
Endereço: Avenida Goiás Norte, 2151 - St. Central, Goiânia - GO
Telefone:(62) 3221-0800
Fonte: Internet, 2016
Feira da Lua
Imbatível no quesito variedade de roupas boas e baratas, entre as feiras da capital. Segunda maior feira ao ar livre de Goiânia, a famosa Feira da Lua bomba aos sábados e atrai gente de todas as partes e classes sociais. É possível encontrar roupas, acessórios, calçados, bijuterias e artesanato com precinhos em conta nas mais de 1.300 bancas que ocupam o lugar. Vale deixar uns trocadinhos para se deliciar nas banquinhas de comida enquanto você faz as compras.
Feira da Lua
Endereço: Praça Tamandaré, Setor Oeste
Horário: Sábados, das 17h às 22h.
Feira do Cerrado
Quer presentar com uma peça de artesanato tipicamente goiana? Ou um doce delicioso que só tem por aqui? Ou quem sabe um licor de pequi? Para quem quer dar um pouquinho de Goiás de presente sem gastar muito, a dica é fazer as compras na Feira do Cerrado, cujo forte é mesmo a produção artesanal, gastronômica e cultural daqui da região.
Feira do Cerrado
Endereço: Atrás do Estádio Serra Dourada, Jardim Goiás
Horário: Domingo das 9h às 13h.
Feira do Sol
Roupas e quitandas com preços atrativos fazem a alegria dos fregueses.
A charmosa feira toma conta da praça de mesmo nome, no Setor Oeste, aos domingos. O visitante encontra desde bichinhos de estimação, quitandas, obras de arte a roupas e acessórios.
Aos domingos das 16 às 20 horas na Praça do Sol, Setor Oeste.
Mercado Central
O mais antigo mercado de Goiânia guarda muita história – além de achadinhos e bons preços. Nas mais de 100 banquinhas que compõem o Mercado Central de Goiânia, é possível encontrar uma grande variedade de produtos artesanais, doces exclusivos, queijos, especiarias, plantas e raízes medicinais, além de roupas, calçados e acessórios. O Mercado Central é o local perfeito para comprar lembrancinhas com aquele toque goiano, e enquanto estiver fazendo compras, não deixe de experimentar as tradicionalíssimas empadas do local.
Mercado Central de Goiânia
Onde: Rua 3, N322, Setor Central
Telefone: 3524-1324
Camelódromo de Goiânia (Centro)
Bem no coração do centrão da cidade, o tradicional camelô de Goiânia é o paraíso da pechincha e oferece bons achados em vestuário, brinquedos e eletrônicos made in China e Paraguai.
Av. Anhanguera, 5506 (Qd. 70, Lt. 67), Goiânia.
Telefone: 3223-0274
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Outlet Premium
Apesar de não estar em Goiânia, incluimos o Outlet Premium para quem quer economizar e não abre mão de marcas badaladas. Vale a esticadinha. Sim, o Outlet Premium tem preço realmente diferenciado e conta com verdadeiros achados também nas grifes mais famosas, basta ter paciência e procurar.
Rodovia BR 060, km 21, s/n - Zona Rural, Alexânia
Telefone:(62) 3336-7300
Fonte: Internet, 2016
Fonte: Internet, 2016
Campinas
O tradicional bairro de Goiânia continua sendo boa opção para quem gosta de bater perna e garimpar bons descontos. O comércio popular de rua é predominante na região com boas opções de roupas e acessórios, principalmente na Avenida 24 de outubro.